Cuidados com a pá carregadeira: verificações diárias e semanais

  • Manutenção
  • Pás Carregadeiras

Pás carregadeiras são equipamentos pesados que podem resolver suas demandas na obra, mas também podem representar grandes riscos de acidentes materiais, como quebra de estruturas e outros veículos ou danos à vida e integridade do operador e aos que estão a sua volta.

Um equipamento em perfeito estado de funcionamento é primordial para que não hajam imprevistos no momento da operação e diversos procedimentos são essenciais para garantir que a máquina esteja nessa condição, como o controle de manutenções preventivas, corretivas e preditivas, a revisão pré-entrega e o acompanhamento mecânico especializado.

Neste texto falaremos de um desses procedimentos, as verificações diárias e semanais, que podem ser realizadas pelo operador ou encarregado da obra e têm o objetivo de avaliar a conformidade de diversos componentes do equipamento, evitando quebras ou até mesmo um acidente.

Na locação de pás carregadeiras da Armac, você garante que uma equipe técnica especializada inspecionou todos os componentes, deixando o equipamento pronto para trabalho. E, se ainda assim houver algum sinal de inconformidade, você contará com toda nossa estrutura para uma resolução rápida e efetiva.

Quem deve realizar as verificações?

Recomendamos que todos os operadores de pás carregadeiras sejam treinados e habilitados para realizar as verificações recomendadas diariamente, a pá carregadeira é sua ferramenta de trabalho e ele é o maior interessado em sua eficácia.

Para as verificações semanais, é recomendável a realização pelo superior direto do operador, como um líder ou encarregado de frente, dessa forma o equipamento passará pelo crivo de duas pessoas diferentes, reduzindo a possibilidade de erros em algum elemento da avaliação.

Quais verificações devem ser realizadas?

As verificações dos componentes das pás carregadeiras são divididos em seus principais sistemas e cada um possui diversos itens que deverão ser checados.

Motor

Ministra força para a pá carregadeira realizar suas funções e um problema no funcionamento pode colocar em risco a operação da máquina e a segurança no trabalho. Importante avaliar níveis, filtros e sistema de arrefecimento

Hidráulico e transmissão

São responsáveis por transmitir a força gerada pelo motor para o deslocamento e funções de trabalho da pá carregadeira, como o levantamento e abertura da caçamba. Em algumas máquinas os dois sistemas são interligados hidraulicamente. Avaliações de níveis e vazamentos são essenciais. Uma das maiores causas de acidentes com pás carregadeiras é o esmagamento, ocasionado pelo defeito em componentes hidráulicos, principalmente pistões.

Elétrico

os sistemas elétricos das pás carregadeiras modernas são compostos por uma complexa gama elétrica e eletrônica de sensores, relês, solenoides e módulos. Para a verificação diária e semanal é importante observar a condição de três peças, o alternador, as baterias e a chave geral.

Pneus / Rodas

Uma avaliação criteriosa da condição dos pneus e rodas pode evitar paradas de produção por furos e perda de pressão, além de reduzir o risco de explosões e falhas que bloqueiem a circulação das vias de sua obra.

Sinalização

Muitas vezes a lanternagem de sinalização pode ser vista como secundária em uma pá carregadeira. Porém, o funcionamento correto de faróis, setas e piscas pode ser a diferença entre ver e ser visto por pedestres e outros veículos, ainda mais em um ambiente dinâmico como uma obra.

Itens de segurança

Tão importantes quanto a sinalização são os itens de segurança que acompanham a pá carregadeira. Eles protegem tanto o operador quanto os que estão a sua volta, sendo alguns deles, buzina, cinto de segurança, extintor e giroflex.

Baixe aqui o checklist de verificação de pás carregadeiras

Para te ajudar com o processo, preparamos uma listagem completa de verificações recomendadas. Além de componentes dos sistemas citados, nosso checklist possui verificações para a direção/comando, painel, cabine, ar condicionado, caçamba, lataria e vidros.

Aluguel de pás-carregadeiras é com a Armac

Com a locação de pás carregadeiras da Armac você contará com o nosso apoio para treinar seus operadores e líderes para execução das verificações, garantindo que o equipamento esteja sempre em condições de trabalho. Além disso, você dispõe de uma frota de pás carregadeiras novas ou seminovas com o mais moderno sistema construtivo que garantirão produtividade e segurança na sua obra.
selo_garantia@2x-8

AS MELHORES MARCAS, O MELHOR SERVIÇO, E UM PARCEIRO QUE SEMPRE TÊM O MELHOR PREÇO