Quando uma retroescavadeira pode substituir uma pá-carregadeira ou escavadeira?

  • Retroescavadeiras

Entenda um pouco mais sobre o que é uma retroescavadeira

As retroescavadeiras, historicamente, estão entre os maquinários mais utilizados nos setores de construção e também no ramo agrícola. Seu alto uso se justifica pela pluralidade do equipamento. Devido ao seu tamanho, relativamente pequeno, e sua versatilidade, as retroescavadeiras podem ser usadas para uma ampla variedade de tarefas: construção, pequenas demolições, transporte leve de materiais de construção, fornecimento de equipamento para construção, pequenas escavações, paisagismo, quebra de asfalto e pavimentação de estradas.

 

Em obras de pequeno e médio porte, a retroescavadeira se destaca por ser mais versátil e ter as duas funções, carregamento de materiais e escavação do solo. Sua mobilidade é outro ponto de destaque, por ser um maquinário que utiliza rodas, sua manobragem é simples e pode chegar a locais em que equipamentos maiores e mais pesados têm dificuldade. Em razão da sua versatilidade de aplicações, as retroescavadeiras são constantemente comparadas a canivetes suíços, ou porta-ferramentas, desempenhando também um bom papel em limpeza, obras de manutenção, recuperação de ruas, redes pluviais e esgotos.

 

As retroescavadeiras disponíveis no mercado nacional se dividem, basicamente, em dois tipos: traçadas e simples. As retroescavadeiras traçadas possuem tração nas quatro rodas e podem enfrentar obras ou projetos em solos instáveis, enquanto as retroescavadeiras simples são indicadas para obras em pavimento ou solos estáveis.

Retroescavadeira x pá-carregadeira

A pá-carregadeira

As pás-carregadeiras são muito utilizadas para carregar materiais como areia, brita, terra, entulhos e minérios em geral. Potentes e versáteis, são excelentes para trabalhos em grandes e pequenas áreas. Pode executar diferentes funções como, por exemplo, coletar e carregar grandes quantidades de material, suavizar ou aplainar e empurrar materiais em geral. Com modelos disponíveis em diferentes tamanhos e potências, existe uma ideal para cada função.

Quando substituir pela retroescavadeira?

Um dos principais motivos para substituir uma pá-carregadeira por uma retroescavadeira está no tipo de aplicação que o maquinário receberá. Caso sua utilização seja em pequenas e médias obras, onde pode ser necessário o uso não somente da pá, mas também da escavadeira em um ou outro caso, a retroescavadeira é a melhor saída. Agora, se a aplicação for para grandes ambientes, onde se necessita de uma máquina de maior tamanho e potência e o carregamento de uma quantidade maior de materiais, talvez seja mais recomendável o uso de uma pá-carregadeira de tamanho médio ou grande.

Retroescavadeira x escavadeira

A escavadeira

Parte do maquinário pesado, a escavadeira é um dos equipamentos mais valiosos em um canteiro de obras. Com ela, é possível trabalhar em inúmeros projetos de forma mais eficiente. Mas, para que serve uma escavadeira e por que ela é tão essencial para muitos trabalhos pesados?

As escavadeiras são utilizadas, geralmente, em grandes obras e construções, seus principais usos são cavar trincheiras, buracos e fundações, fornecendo o poder de realizar essas tarefas com muito mais facilidade e eficácia do que qualquer outro equipamento pesado no mercado.

Seu braço longo e potente permite ao operador uma facilidade maior em executar seus trabalhos numa obra, reduzindo o tempo investido para sua execução.

Sua potência de tração é um dos principais pontos positivos, movida por esteiras, a escavadeira supera adversidades no terreno e cobre grandes espaços em um período curto de tempo.

Quando substituir pela retroescavadeira?

Assim como as pás-carregadeiras, a escolha por uma retroescavadeira ao invés de uma escavadeira, está na aplicação que será dada. As escavadeiras, geralmente, são equipamentos em tamanho e peso maior, ideais para trabalhos em ambientes grandes, onde também se necessita de uma maior potência. São movidas por esteiras, o que pode dificultar em sua locomoção por ambientes menores. Se a aplicação for para pequenas ou médias obras urbanas, estações agrícolas de menor porte ou assemelhados, a retroescavadeira é a melhor opção para um trabalho mais eficaz e rápido.

Retroescavadeiras da Armac

A Armac possui um catálogo de retroescavadeiras de qualidade, sempre renovado, com máquinas prontas para uso em qualquer obra ou atividade requisitada por nossos clientes. De enorme versatilidade, essas máquinas podem ser empregadas em praticamente qualquer projeto de construção civil.

New Holland B95B

Equipadas com novos motores New Holland de 4,5 litros. A versão B95B possui motor turboalimentado, que oferece maior torque e potência. ​Precisão, agilidade e facilidade de manutenção são os pontos fortes das retroescavadeiras New Holland. Com mais de 100 anos no mercado, a marca adiciona confiabilidade ao nosso catálogo de máquinas para locação.

John Deere 310L

Sistema hidráulico suave com respostas rápidas e precisas, alta disponibilidade mecânica aliada ao mais avançado monitor de bordo da categoria como pontos fortes, além de durabilidade inigualável. Uma das marcas mais conceituadas no mercado agrícola e agora também no ramo de construções.

thumb_580N

Case 580N

Precisão, agilidade e facilidade de manutenção são os pontos fortes das retroescavadeiras. Com motor turbo e equipada com tração 4x4, a 580N reúne em uma só máquina rendimento e economia de combustível, maior força de desagregação na retro e aumento da altura de descarga. Com mais de 170 anos de mercado, a marca mais tradicional do ramo, traz qualidade e confiabilidade ao nosso catálogo.

CURIOSIDADE

As retroescavadeiras é são muito recomendáveis para obras viárias pois podem ser emplacadas pelo Detran, tendo liberação para trafegar livremente em ruas e avenidas.

Dados técnicos

Alguns dados sobre as retroescavadeiras disponíveis na Armac:

  • Versão com tração 4×2 toldo
  • Versão com tração 4×4 cabine fechada e ar condicionado

Opcionais disponíveis para o RETRO:

  • Concha 60 polegadas aplicação geral (com dentes ou sem)
  • Concha 12 polegadas aplicação saneamento
  • Sapata de apoio com preenchimento para trabalho em vias
  • Rompedor hidráulico com engate rápido

Opcionais disponíveis para a CARREGADEIRA

  • Caçamba de 0,88m³ até 1,2m³
  • Dentes para desagregação de material
  • Sobre lâmina para raspagem de material

Por que alugar uma retroescavadeira?

Investir na compra de maquinário pesado nem sempre é a melhor alternativa para a atividade agrícola ou obra da sua empresa. O aluguel garante sempre que você receberá uma máquina em bom estado e preparada para o trabalho. Fizemos uma lista com os principais benefícios em alugar uma retroescavadeira:

O “canivete suíço” das máquinas pesadas: extremamente polivalente, as retroescavadeiras podem atribuir o trabalho de duas outras máquinas, somando as características da escavadeira e pá-carregadeira;

 

Ótima mobilidade e agilidade: a retroescavadeira é ágil e pode ser utilizada em diversos locais sem muita dificuldade, possui pneus que permitem sua locomoção nos mais variados terrenos. Seu tamanho facilita a sua manobra e locomoção;

 

Contratação apenas para o período de utilização: a retroescavadeira estará disponível durante todo o período de realização da obra, seja sua duração de meses ou até alguns anos.


Sem preocupação com manutenção: toda manutenção do maquinário é por nossa conta, possibilitando que nossos clientes preocupem-se apenas com o desempenho em seu trabalho.

Aluguel de retroescavadeiras é com a Armac

Com mais de 40 anos de mercado, a Armac fornece as melhores soluções no aluguel de máquinas pesadas. Com frota de mais de 300 equipamentos à disposição de nossos clientes, nossos equipamentos tem tecnologia e confiabilidade para que os projetos da sua empresa sejam realizados da melhor forma.
selo_garantia@2x-8

AS MELHORES MARCAS, O MELHOR SERVIÇO, E UM PARCEIRO QUE SEMPRE TÊM O MELHOR PREÇO